top of page

O seu erro não frustra as expectativas de Deus.




Hoje eu quero falar com você que errou. Você que recebeu uma direção de Deus e não cumpriu o direcionamento. Você que sente que falhou com Deus, e que o decepcionou. você que sente que não consegue, e nem merece, concluir a obra que Deus colocou nas suas mãos.


Se Deus te deu uma direção e você errou enquanto trilhava este caminho, escuta o que eu vou te dizer: o seu erro não atrapalhou o plano de Deus. Você não frustrou a expectativa de Deus. Você não anulou a sua chance de ainda viver o plano dele pra sua vida.


Sabe por quê? Porque Deus não espera perfeição de você.


Quando Deus te deu a direção, ele não fez um cálculo com base numa performance 100%. Deus não pensou: "Se ela cumprir 100% de tudo o que eu disse, se ela cumprir perfeitamente as minhas expectativas, ela vai poder viver o plano que eu tenho pra ela. Se ela não cumprir tudo, aí não vai ter jeito..."


Não, ele não espera perfeição. Se ele achasse que nós seriamos capazes de ser perfeitos, Ele não teria traçado um plano lá em Gênesis prevendo que nós precisaríamos de Jesus pra nos salvar (Gênesis 3:14-15).


Quando Deus traça um plano ele já tem presciência dos seus erros. Ele não calcula a rota com base na sua perfeição. Ele não calcula o tempo com base na sua perfeição. Quem faz isso somos nós! Nós calculamos com a expectativa de que tudo será feito da forma correta o tempo todo, num surto de motivação e otimismo, e quando não conseguimos atingir esse nível de perfeição, desistimos.


Deus já tem um plano perfeito que considera o seu erro no caminho. Ele não é surpreendido pelo seu erro, ele não se decepciona com o seu erro, porque ele não tem uma expectativa sobre você que seja maior do que o que você é capaz de fazer. Ele sabe que os erros são parte do processo de aprendizado, e que nenhum ser humano é capaz de aprender tudo o que precisa sem errar. E é por isso que eu digo que você não frustrou as expectativas de Deus, ele nunca esperou que você fosse perfeita.


A própria bíblia nos diz: sem Deus, nós não podemos fazer nada (João 15:5).


A questão é que Deus não espera perfeição, mas ele espera crescimento.


A mesma bíblia que nos diz que sem Deus nós não podemos fazer nada, nos diz para Crescer no conhecimento e na fé (1 Coríntios 3:6-7).


Por isso, não me entenda mal, eu não estou aqui te estendendo uma justificativa para sair pecando como se não houvesse amanhã. Eu estou falando com quem está tentando, verdadeiramente, tentando ser melhor e não está conseguindo progredir no ritmo que gostaria. Eu estou falando com quem está buscando santidade, mas talvez não esteja conseguindo acertar 100% do tempo e tem ficado aprisionada na culpa e na vergonha.


Presta atenção: existe mais do que esse ciclo de condenação e esforço. Esse não é o padrão de Deus pra sua jornada de fé.



Se Deus estabeleceu que seria necessário crescer, é porque o processo comporta a fase de aprendizado. Se precisa crescer, é porque não começa grande. Se precisa crescer, é porque precisa ser aperfeiçoado. Tudo começa pequeno e se desenvolve, essa é a natureza que Deus estabeleceu para as coisas. E no desenvolver existem erros e acertos.



O plano de Deus é perfeito porque no caminho, ele te transforma, ele te aperfeiçoa! O plano de Deus é perfeito porque ele comporta o seu tempo de desenvolvimento da fé e da maturidade.



“Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.” ‭‭2Coríntios‬ ‭3‬:‭18‬ ‭NVT‬‬

Então, se você errou, não desista! Não deixe que o seu erro te impeça de caminhar, porque é no caminho que você vai aprender a acertar. É no caminho que somos moldados, e transformados. É no caminho que vamos nos tornando mais parecidos com Jesus. Apenas continue caminhando com ele.


856 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page