top of page

É hora de redimir o tempo.




Você já ouviu a expressão “redimir o tempo”? Ela está lá em efésios 5:15-16, mas só aparece em versões mais antigas da bíblia. Quero te mostrar essas diferentes versões, leia comigo:

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Efésios 5:15,16 (ARA)
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5:15,16 (NVI)
Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Efésios 5:15,16 (NAA)

Eu gosto muito deste texto na versão ARA, sinto que a expressão “redimindo o tempo” descreve bem o que nós devemos fazer para ser sábios.


“Redimir” tem o sentido de “resgatar”, de “recuperar”, de “obter novamente”. Se algo precisa ser recuperado, é porque foi perdido.


Nosso tempo vem sendo capturado de forma cruel, pelas distrações, pelas preocupações, pelo excesso de compromissos… E, muitas vezes, também por nossas vontades egoístas. Eu posso olhar claramente pra minha semana e perceber momentos em que eu escolhi fazer a minha vontade, da minha forma, sem me preocupar se eu estava senso sábia ou insensata na forma de administrar o meu tempo.


Você também sente que seu tempo está sendo roubado? Que ele escorre por suas mãos e você nem sabe dizer onde exatamente ele foi parar? Talvez, como eu, você se arrependa do uso que deu ao seu tempo nos últimos dias? Pois muito bem, é hora de resgatar nosso tempo!


Veja como o texto continua:

Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor. Efésios 5:17 (NVT)

Todas as traduções trazem essa expressão: procurem entender a vontade do Senhor. Esse é o segredo para redimir nosso tempo.


Talvez você ainda não tenha aprendido a discernir a voz de Deus. Não se preocupe, o mesmo texto nos ensina o caminho para isso. Veja:

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:18-20

Uma das coisas mais lindas que Deus faz por nós é isso: ele nunca nos dá uma ordem sem nos ensinar como cumpri-la. Ele é claro, fala conosco abertamente, nos diz exatamente o que espera de nós e os capacita a obedecê-lo.


Para discernir a voz dele, você precisa se deixar encher pelo Espírito, e vai fazer isso falando sobre as coisas do Senhor, louvando ao Senhor e agradecendo constantemente ao Senhor. Em outras palavras: você vai estar em contato com as coisas do Senhor o tempo todo, e isso vai te trazer discernimento da voz dEle.


Uma forma prática de entender isso. Quanto do seu dia costuma ser dedicado ou permeado pela presença do Senhor? Se o percentual for pequeno, seu discernimento também será.


Perceba que não é sobre performance, é sobre presença. Não é sobre ler vários capítulos da bíblia, passar muitas horas em oração, etc. Não é sobre isso. É sobre cultivar o hábito de estar constantemente focada nas coisas do alto. Cantar um louvor enquanto dirige. Ora por sua família enquanto lava as roupas. Falar com seus familiares e amigos sobre Deus enquanto come.


Para remir o tempo precisamos nos dedicar ao hábito de nos encher do Espírito constantemente. Isso nos dará discernimento da vontade de Deus. É sobre ser…. Exatamente, intencional!


A tarefa de hoje é parar por alguns minutos e pensar sobre como você investiu seu tempo nos últimos dias. Pergunte ao Espírito Santo onde seu tempo está sendo desperdiçado e peça direção para administrá-lo melhor.


Ore assim:


Senhor, te agradeço por sua correção. Te agradeço porque o Senhor não me deixa andar sem rumo e sem propósito, pelo contrário, sua correção me mostra que você me ama e quer me ajudar a ser intencional em te obedecer. Eu percebo que estou desperdiçando meu tempo com coisas que não são importantes. Estou passando pouco tempo com os meus olhos em ti e muito tempo olhando apenas as minhas circunstâncias e as minhas distrações. Não quero mais fazer isso, Senhor, te peço perdão em nome de Jesus. Me ajuda a redimir o meu tempo. Me dá discernimento da sua vontade. Me fortalece, me ajuda a treinar minha mente para buscar o teu reino em primeiro lugar. Em oro em nome de Jesus, amém.


E eu quero aproveitar esse omento para pedir perdão pra vocês que estão aqui, participando comigo do Junho Intencional. Essa semana eu não fui nada intencional, perdi muito tempo com coisas desnecessárias, por isso não tivemos devocionais diários. Como eu disse no primeiro dia, a intencionalidade é uma jornada nova para mim também e, imagino que vocês já perceberam, todos os textos que trago aqui são coisas que eu aprendi com o Senhor antes de compartilhar. Ele me confrontou em amor e agora eu pude corrigir a rota. Minha esperança é que, sabendo que eu também erro e o Senhor continua sendo bondoso e misericordioso comigo, você perceba que ele faz o mesmo por você!


Não desista da jornada da fé intencional! Vamos seguir firmes, fortes e corajosas, sem desistir nem desanimar porque o Senhor é conosco! (Josué 1:9).


Que Deus te abençoe! ❤️


 

Se esta mensagem te abençoou, lembre de curtir esse post e de deixar um comentário! E se você conhece alguém quem pode ser abençoado por este devocional, compartilhe! 🥰




772 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page